Hipnose na cura da depressão

A Hipnose no tratamento para Depressão

Há algum tempo se aventa a possibilidade de usar a hipnoterapia para tratar problemas sérios como a depressão. O tema tem sido amplamente discutido e parece ainda permanecer na pauta de profissionais e leigos.

Afinal será que a hipnose no tratamento da depressão é mesmo efetiva? Os pacientes têm benefícios que outros tratamentos não poderiam lhes dar?

Para responder essas e outras perguntas você deve continuar lendo esse artigo. Reunimos uma série de perguntas e suas devidas respostas para garantir que os interessados tenham plena compreensão acerca do tema. Sua opinião a respeito de tratamentos feitos com base em hipnose poderá mudar completamente.

Hipnose é científica?

hipnose ericksoniana livroSim, existe uma série de estudos e todo um cenário acadêmico voltado para explicar quais são os mecanismos trabalhados pela hipnose em nossas mentes. Isso quer dizer que não se trata de nenhuma maneira de algo que simplesmente foi inventado e que não possui em estudos.

O processo de hipnose é perfeitamente explicado pela ciência. Saiba que a mente humana é muito propensa a entrar em estados hipnóticos, aqueles momentos em que as pessoas lhe dizer que você está “viajando” por esta distraído, por exemplo.

Hipnoterapia pode ser efetiva no Tratamento da depressão?

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que a depressão tem razões arraigadas e profundas que muitas vezes não são conhecidas. O que o transe hipnótico propicia para os pacientes é a possibilidade de fazer uma investigação profunda de si mesmo em busca de identificar quais são essas motivações para o problema.

Um tipo de tratamento feito de dentro para fora sem nenhum tipo de agressividade e que se mostra sem contraindicações.

A partir da identificação dos problemas-chave que geraram o quadro depressivo é possível apontar novos caminhos para os pacientes de maneira que eles possam ter uma resolução mais assertiva dessas questões.

Uma mudança que de maneira alguma é imposta e sim apresentada como opção. Os pacientes tem acesso a novas experiências que abrem o leque de possibilidades.

A depressão pode ser curada?

Existe um mito de que a depressão não tem cura, mas na verdade é possível chegar a um estágio de reversão da doença em que se reduz tanto os sintomas negativos que pode ser entendido como cura.

hipnose para ansiedadeAssim que uma pessoa percebe que tem sintomas que podem atribuídos a depressão como desânimo constante, identificação de toda e qualquer situação como sendo negativa entre outros deve procurar um especialista. A hipnose pode ser usada como um auxílio ao tratamento medicamentoso como uma terapia.

Conheça o curso de Hipnose + Mentalismo

A hipnose faz sugestões para a mente?

Como explicamos a mente é muito propensa a momentos hipnóticos, a diferença de um momento espontâneo para um momento induzido é que no segundo é possível ao terapeuta dar sugestões que poderão ser acolhidas pelo paciente devido ao seu estado coordenado de hipnose.

Os hipnoterapeutas se valem de mecanismos de sugestão que fazem com que os pacientes entendam tudo o que lhes é dito como sendo verdadeiro.

A confiança é importante?

Um processo hipnótico somente é possível quando o paciente deseja que isso aconteça, pois se a mente do mesmo não está pronta para aceitar entrar nesse estado de transe e nem mesmo receber sugestões nada ocorrerá.

Ter um laço de confiança entre o paciente e o hipnoterapeuta é o que torna possível que o tratamento se mostre efetivo plenamente. Uma mente que não está aberta para a hipnoterapia permanecerá resistente e nem as mais avançadas técnicas poderão derrubar tais barreiras.

A hipnose também pode ajudar a prevenir quadros depressivos?

Além de ter papel essencial para uma potencial reversão de um quadro depressivo já instalado a hipnoterapia também pode ser entendida como uma possibilidade de prevenção.

Os especialistas recomendam que pessoas com propensão a ter quadros depressivos aprendam técnicas de auto-hipnose para que tenham a possibilidade de ter controle sobre eventuais crises.

A mente humana tem por hábito entrar em processos automáticos como, por exemplo, fazer todos os dias o mesmo caminho do trabalho para casa sem que se esteja necessariamente pensando em quais ruas virar.

Com essa observação compreendemos que nossa mente já está preparada para entrar em estado hipnótico e assim vencer os quadros possivelmente depressivos.

hipnose cura depressãoComo funcionam sessões de hipnoterapia para depressivos?

Quando uma pessoa está iniciando o seu tratamento através de hipnoterapia geralmente se assusta ao perceber que na verdade não sabe nada a seu respeito.

Nossa vida é tão direcionada a saber dos outros e realizar determinadas atividades pensando no benefício alheio que pouco acabamos aprendendo a nosso próprio respeito. Algumas pessoas tem a sensação plena de que são estranhos dentro do próprio corpo.

As sessões de hipnoterapia se desenvolvem de maneira análoga as sessões de psicoterapia em que se buscam estabelecer uma sequência de processos.

Para que fique mais claro devemos destacar que de uma forma geral o estado de transe somente ocorre a partir da segunda sessão de hipnoterapia.

O hipnoterapeuta primeiro faz uma análise do histórico do paciente e desenvolve um laço com ele na primeira sessão para somente a partir da segunda realmente iniciar o tratamento.

Qual o papel do hipnoterapeuta?

O trabalho do profissional que realiza hipnoterapia entra nessa equação do processo de autoconhecimento como sendo o papel de um guia. O paciente recebe a mão do hipnoterapeuta para alcançar o ponto em que estão as suas questões mais fundamentais.

Conheça o curso de Hipnose + Mentalismo

O paciente precisa realizar uma verdadeira viagem pela sua mente de maneira a alcançar os pontos mais essenciais.

hipnoterapiaÉ possível mudar crenças Limitantes Arraigadas?

As técnicas de hipnose já demonstraram que é possível converter muitos pensamentos que estão arraigados em fortes certezas, principalmente aquelas crenças limitantes ou fobias.

Nada é tão plenamente estabelecido que algumas sessões de hipnose não possam transformar. Muitas pessoas que sofrem com problemas como fobias buscam hipnoterapia como uma forma de dar um basta ao seu medo irracional.

Sendo assim podemos compreender que existe a possibilidade de que a hipnoterapia seja usada para mudar questões essenciais que podem desencadear a depressão.

Ter autoconhecimento e encontrar respostas para as perguntas a respeito do que motivou o desenvolvimento de tal quadro depressivo é fundamental.

Hipnose ou Mentalismo o que é Melhor

Hipnose no tratamento para depressão

Hipnose Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *